A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) dará continuidade esta semana ao calendário de atividades de combate à hanseníase. A Carreta Roda Hans estará nesta terça e na quarta-feira (18 e 19/11) no município de Guapimirim. Os atendimentos à população são gratuitos e ocorrerão das 8h às 17h, na Praça da Emancipação, no Centro da cidade.
A unidade móvel conta com cinco consultórios e um laboratório. De acordo com a Gerência de Hanseníase da Secretaria de Saúde, além dos atendimentos espontâneos, também haverá atendimento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados pela SES-RJ, foco da busca ativa realizada pelo município.
A ação com a unidade móvel integra o calendário de atendimentos voltados ao combate à hanseníase no estado e faz parte do Programa Roda-Hans, uma parceria firmada entre a SES-RJ, o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil, com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A ação tem grande importância por levar o serviço móvel o mais perto possível da população, permitindo rastrear novos casos e disponibilizar o tratamento a quem precisa”, afirmou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.
Encerrando o calendário da SES-RJ, o veículo estará na cidade de Cordeiro de 25 a 28 de novembro, das 8h às 17h.
A unidade móvel para atendimento à população já passou pelos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São Gonçalo.
Confira os próximos locais e datas:
- Guapimirim: 18/11 e 19/11, Praça da Emancipação, no Centro da cidade.
- Cordeiro: de 25/11 a 28/11, no Parque de Exposições Raul Veiga.
Além dos atendimentos à população, o Programa Roda-Hans funciona como um treinamento teórico e prático para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios e integrantes do Programa Mais Médicos para o Brasil que atuam nas localidades. Os profissionais dos municípios onde a carreta ficará estacionada participam das aulas. O treinamento teórico em Guapimirim ocorrerá na segunda-feira (17/11).
No ano passado, a SES-RJ fez 340 atendimentos na unidade móvel, que percorreu as cidades de Campos, Nova Iguaçu e Magé. Do total de atendimentos na ocasião, foram registrados 12 casos novos de hanseníase. Em 2024, o estado contabilizou 583 casos da doença.
Em 2025, de janeiro a 13 de outubro, já foram registrados 423 casos da doença no estado, conforme a Gerência de Hanseníase da SES-RJ.
