![]() |
| Fotos: Gilberto Rocha |
A Prefeitura de São João de Meriti e o Governo do Estado inauguraram, nesta segunda-feira (02/12), a base do programa Segurança Presente na Praça da Matriz, no Centro da cidade. A unidade já iniciou as operações e passa a reforçar o patrulhamento da região com 27 policiais por dia, quatro viaturas, seis motos, quatro bicicletas elétricas e uma van de apoio.
A estrutura também inclui câmeras de monitoramento que vão auxiliar no trabalho diário da equipe. Esta é a 58ª base no Estado do Rio. O tenente João Barros, coordenador da unidade, será o responsável pela organização e pelas rotinas de atuação no município.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, acompanhou a inauguração e comentou sobre a chegada do programa à cidade. “É um programa que, onde chega, diminui a mancha criminal de forma significativa, e não vai ser diferente em Meriti. Do morador ao comerciante, a vida no município vai ter uma melhora significativa”, afirmou o governador.
O prefeito Léo Vieira destacou como o reforço policial irá atuar no centro da cidade. “A chegada do Segurança Presente marca uma nova fase para Meriti. Estamos trazendo mais presença policial, e consequentemente mais organização, tranquilidade e fortalecimento do comércio. Esse é mais um passo importantíssimo para a segurança pública do município”, disse o prefeito Léo Vieira, acompanhado do deputado federal Luciano Vieira.
O coordenador do Segurança Presente em Meriti, Tenente Barros, explicou como será a rotina da equipe. “Atuaremos de forma mais ativa na região central e nos arredores, com viaturas, motos, van, bicicletas elétricas e um efetivo pronto para garantir o bem-estar do cidadão".
O morador de Éden, Francisco Carlos, acompanhou a inauguração e aprovou a chegada da base. “Essa estrutura já nos dá uma sensação de segurança desde o primeiro dia, fazendo com que andemos de forma despreocupada. Já estamos sentindo o efeito do programa”, contou Francisco.
A base atuará diariamente no Centro de São João de Meriti, com foco no patrulhamento de ruas, prevenção de delitos, apoio ao comércio e atendimento direto à população. O trabalho se soma às ações de segurança já desenvolvidas pelas forças estaduais e municipais.


