O Estado do Rio de Janeiro entra em um período crítico de instabilidade meteorológica. Segundo previsões, a combinação de umidade elevada e calor deve provocar novos temporais, mantendo imóveis em áreas de vulnerabilidade sob constante risco de enchentes e desabamento, pelo menos até o próximo domingo.
A urgência é reforçada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta laranja (perigo). O aviso abrange toda a região fluminense, sinalizando a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Mesmo com o céu carregado e a chegada das precipitações, o alívio nas temperaturas não deve vir tão cedo. Os próximos dias serão marcados por um clima abafado, característica que potencializa a formação de nuvens de tempestade.
Atenção: A principal preocupação das autoridades de Defesa Civil recai sobre encostas e construções frágeis. A continuidade das chuvas ao longo da semana encharca o solo, aumentando drasticamente a probabilidade de deslizamentos e colapsos estruturais.
Em caso de rajadas de vento e chuva forte, as recomendações básicas são:
Não se abrigue debaixo de árvores (risco de queda e descargas elétricas).
Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Monitore sinais nas residências, como rachaduras novas em paredes ou portas que pararam de fechar repentinamente.
.jpg)