Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Unidade Móvel de Mamografia faz segunda visita a Queimados

quarta-feira, junho 06, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

O serviço da Unidade Móvel de Mamografia fez parada pela segunda vez em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta terça (5) e quarta-feira (6) a unidade itinerante ficou estacionada na Praça dos Eucaliptos, Centro. Destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a ação disponibilizou exames de mamografia e ultrassonografia de mama e transvaginal. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura e viabilizou a realização de 140 mamografias e 60 ultrassonografias (além disso, 50 foram encaminhadas ao Centro de Diagnóstico por Imagem - Rio Imagem). Na rede privada, um procedimento de mamografia, por exemplo, custa entre 50 e 120 reais.

De acordo com o Prefeito, Carlos Vilela, é de suma importância oferecer esse suporte gratuito à população “O câncer de mama é um dos que mais matam no mundo, por isso é preciso fazer o acompanhamento médico, pois com o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura da doença”, concluiu o gestor.

O teste para detectar a doença é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que comprime as mamas a fim de obter uma imagem detalhada da região e permite identificar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, microcalcificações, entre outras alterações e lesões não perceptíveis ou palpáveis. O aparelho usado na unidade móvel é digital e transmite o retrato de forma imediata para a tela do computador, permitindo ao radiologista armazenar e recuperar a cópia eletronicamente.

Uma das beneficiadas pela visita da Unidade Móvel de Mamografia foi a moradora da Vila Tinguá, dona Maria Lurdes da Silva (62). Preocupada em se prevenir corretamente, a pensionista aproveitou a oportunidade para fazer a mamografia. “Felizmente, não tem nenhum caso de câncer de mama na minha família, mas mesmo assim todo ano eu faço um check-up para saber como está a minha saúde”, declarou.

O laudo das ultrassonografias foi entregue nos dias em que foram realizadas. Já o resultado da mamografia estará disponível em 15 dias no setor de regulação do município, que fica anexo ao CETHID (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu).



Quem não conseguiu realizar o exame pode levar identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico ao setor de regulação do município (que fica no CETHID – Rua Onze, s/nº, Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h para realizar o agendamento.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar