Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Creche municipal é inaugurada no bairro Xavantes, em Belford Roxo

quinta-feira, julho 18, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada
Belford Roxo inaugura a 23ªcreche municipal
A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou na manhã de hoje (18) a 23ª Creche Municipal Sargento Welerson Lopes (Leleço), a 23ª da cidade. Localizado na Rua Boaria, 30, bairro Xavantes, o espaço novinho e aconchegante vai atender 280 crianças, com idade entre 1 e 5 anos, das 7h às 17h. Ainda há mais seis creches conveniadas administradas pelo município. Em décadas passadas, uma creche da Caixa de Pecúlio, Pensões e Montepios Beneficente (Capemi) funcionou no mesmo lugar até encerrar o serviço. O terreno ficou abandonado por mais de 15 anos, servindo de despejo de lixo e abrigo para usuários de drogas. A solenidade de inauguração ficou lotada de famílias da região. O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, e sua esposa, a deputada federal, Daniela do Waguinho, participaram do evento.

A ideia de construir uma nova creche no bairro partiu do vereador Matheus Ricardo da Silva de Oliveira, 26, que protocolou a indicação da construção ao prefeito Waguinho. “Nasci e moro até hoje no bairro e conheço bem a necessidade dos moradores. O terreno estava abandonado há muito anos, causando problemas. Conversei com o prefeito sobre o assunto e ele me atendeu de imediato assim como meus colegas de Câmara que votaram a favor”, declarou o vereador, que estava acompanhado de toda a família, mãe, esposa, filho e irmãos.

“Chama o bombeiro”

A creche, que vai funcionar com horário integral para crianças com um ano de idade e em dois turnos atendendo crianças com idade de 2 a 5 anos, recebeu o nome do bombeiro mais conhecido do bairro. Welerson Lopes, o popular Leleço, falecido em 2016 de infarto, tinha o costume de ajudar os vizinhos e estava sempre pronto para auxiliar quem quer que fosse. “Chama o bombeiro” era o grito mais comum no bairro. “Meu pai era uma pessoa muito boa e conhecido de todos, que não media esforços para ajudar”, disse o vereador Matheus, filho mais novo do bombeiro, destacando que Leleço que fez parte da famosa equipe Anjos do Asfalto.

Denis Macedo, secretário de Educação, ressaltou que o município tem avançado muito na qualidade do ensino público. “É a 55ª unidade escolar da Prefeitura trabalhando com Educação Infantil. E não para por aí. Em breve estaremos inaugurando a Creche Geraldo Dias Fontes”, avisa do secretário.

A administradora da creche, Natália Oliveira, informou que a unidade vai funcionar com 40 funcionários. O espaço tem oito salas de aula, uma brinquedoteca, seis banheiros, cozinha e refeitório. O trabalho será focado no acolhimento, educação e entretenimento, obedecendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento é referência para que as redes de ensino, públicas e particulares, construam ou reformulem suas propostas curriculares, materiais pedagógicos, avaliações e políticas de formação de professores. “No regresso das férias pretendo abrir uma nova turma de crianças de um aninho e outra de três anos”, disse a diretora, entusiasmada com o novo desafio.

Cidade Modelo


O prefeito Waguinho chegou acompanhado de sua mulher, a deputada Daniela e do sogro, Seu Daniel, e reuniu seus secretários e vereadores ao seu lado. Ao invés de discursar, o prefeito usou o microfone para conversar informalmente com as centenas de pais e moradores do bairro que lotaram as dependências da nova creche e vibraram com a conquista. “É a segunda creche que inauguro este ano. A primeira foi a Creche Municipal Manoel da Silva Curty, no Bairro Santa Tereza, com capacidade para atender mais de 300 crianças. Na próxima semana, estarei subindo o Morro do Amor para entregar uma linda praça, cheia de opções de lazer. Vejam quantas coisas já fizemos nesses três anos! Não posso esquecer dos parceiros: vereadores e os deputados, Márcio Canella (estadual) e Daniela do Waguinho (federal). Eles têm trabalhado muito para trazer recursos e melhorias para o município. Belford Roxo tem um nova cara para servir de exemplos às cidades vizinhas. O município continuará crescendo e será a cidade modelo do país”, assegura Waguinho.

Integrante da Comissão Parlamentar de Educação, em Brasília, a Deputada federal Daniela do Waguinho, que também é coordenadora regional (RJ) da Primeira Infância, fez elogios à inauguração da unidade. “Levantei a bandeira da Educação Infantil na Câmara, em Brasília. Educação é a base de tudo, transforma vidas. Estou muito satisfeita com os avanços proporcionados pelo meu marido, o prefeito Waguinho. Hoje é mais uma conquista e eu não poderia ficar de fora”, afirmou ela, que é professor e já trabalhou na rede municipal da cidade.

EM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

18/07/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar