Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo vacina 2.828 animais em cinco bairros

segunda-feira, agosto 26, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, realizou no último sábado (24), um cronograma de ações e prevenções de zoonoses nos bairros Bela Vista, Shangrilá, Itaipu, São Francisco e Xavantes. Com mais de 50 pessoas envolvidas, entre voluntários e funcionários, o Departamento de Controle de Zoonoses realizou a vacinação antirrábica das 8h às 14h em 2.828 animais. O objetivo é evitar a circulação do vírus da raiva e felina, prevenindo a raiva humana. A ação da vacinação antirrábica deve seguir no mês de setembro para outras localidades da área urbana e zona rural do município.



O secretário de Saúde, Flávio Vieira, visitou os cinco pontos de vacinação disponibilizados e acompanhou a aplicação das doses. "A hidrofobia, mais conhecida como raiva, pode levar à morte. Em Belford Roxo, a doença está erradicada. Não há casos dela na cidade. Isso é resultado também de campanhas. É importante conscientizar a população para deixarmos o vírus bem longe do município", informou Flávio.

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, João Paulo Souza, lembrou que essa foi a segunda ação de prevenção. "Vacinamos 650 mil animais na primeira ação. Com a de hoje, totalizamos 3.478 animais. No próximo dia sete de setembro estaremos em mais cinco postos para bater nossa meta de vacinar 18 mil animais", destacou João Paulo. O vereador Markinho Gandra também esteve visitando os postos de vacinação junto aos secretários Flávio e João Paulo. "É uma satisfação enorme. A população precisa se prevenir, pois é melhor do que remediar. O secretário Flávio e o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) abraçaram a causa e deram toda a infraestrutura para a ação", concluiu.


Moradora do bairro Vilar Novo, Valdineia Mendonça, 57 anos, acordou cedinho e levou o pinscher Spike e o gato Sheik para se vacinarem. "A saúde dos meus mascotes vem sempre em primeiro lugar", destacou. O pitbull de oito meses, Fred, também garantiu sua dose. "Soube da ação por um amigo e resolvi trazer meu cachorro para tomar a vacina e prevenir a raiva", disse o dono Thiago Gomes, 24, morador do Xavantes. Já o morador de Nova Aurora, Elton José Cardoso, 36, levou seus filhos Guilherme e Thaisa para vacinar sua mascote Julie de seis anos. "Quando vejo os cachorros nas ruas, me preocupo com a raiva. Essas ações valem muito para conscientizar e vacinar os animais da cidade. Faço questão de manter as vacinas dela em dia", garantiu.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar