Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo completa 30 anos de emancipação nesta sexta-feira

quinta-feira, abril 02, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Em meio à pandemia do Coronavírus, a cidade de Belford Roxo completa nesta sexta-feira (03-04) 30 anos de emancipação. Com uma área de aproximadamente 79 Km², a cidade entrou para a lista de municípios independentes da Baixada Fluminense no ano de 1990, quando conquistou sua emancipação do município de Nova Iguaçu. Em 3 de abril comemora-se também dois anos da reabertura do Hospital Municipal, no bairro Piam.

Nesse momento em que o foco está na saúde em todo mundo, moradores contam que as unidades de saúde da cidade ficaram abandonadas durante anos. No início de 2017, as quatro unidades de pronto atendimento do município estavam fechadas. Em três anos, o prefeito, Wagner dos Santos Carneiro (Waguinho), reformou e reabriu as unidades já existentes e até agora já inaugurou mais oito unidades entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Além da construção do maior complexo regulador do Estado.

“A saúde no município sempre foi prioridade no nosso governo. Nessa crise, reforçamos a importância desses nossos investimentos na área nos últimos anos”, disse o prefeito.

Revitalização da Cidade

Nesta sexta-feira não haverá eventos de comemoração na cidade pelos 30 anos de emancipação, porque o momento atual é de isolamento e prevenção, mas nos últimos anos Belford Roxo foi marcado por inúmeros momentos de comemoração junto à população em diversas inaugurações.

Além das unidades de saúde, sete novas creches já foram inauguradas e duas escolas reformadas e reinauguradas. Uma delas é a Escola Municipal Bispo Moacyr Costa de Oliveira, no bairro Xavantes, que foi construída e equipada com uma estrutura moderna com capacidade para receber cerca de 900 alunos. Ao todo, Belford Roxo atende mais de 44 mil alunos na rede municipal de educação. “Sou educadora e acredito que a educação pode mudar um país. O prefeito Waguinho arregaçou as mangas e, em pouco tempo, mudou a situação. Hoje, a educação de Belford Roxo melhorou bastante e isso é motivo de orgulho para todos nós”, concluiu a Deputada Federal Daniella do Waguinho, que também é primeira Dama do município.

Nos últimos anos, a cidade também recebeu investimentos para dar mais qualidade de vida às pessoas. Cerca de 10 espaços de lazer foram inaugurados. As novas praças revitalizaram diversos locais, como no Bairro Jardim das Acácias, onde uma grande lixeira foi substituída pela “Praça da Filosofia”, com quadra, parquinho e academia ao ar livre. Além disso, a cidade tem o maior Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) a nível municipal. O Pelc movimenta cerca de 16 mil pessoas na cidade com diversas atividades distribuídas em 40 núcleos, como natação, modalidades de dança, ginástica e muitos esportes.

A cidade também tem muito que comemorar com o Programa “Seu Bairro de Cara Nova” tem mudado, de fato, a cara de Belford Roxo. O Programa tem feito obras de saneamento, pavimentação, drenagem e asfalto desde 2017 e beneficia cerca de 30 bairros, como Jardim das Acácias, Piam, Nova Aurora, Heliópolis e Bom Pastor, entre outros.










--
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar