Guandu será desligado para instalação de bomba contra geosmina; pode faltar água no Rio e na Baixada até sexta - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

4.06.2021

Guandu será desligado para instalação de bomba contra geosmina; pode faltar água no Rio e na Baixada até sexta


A Estação de Tratamento do Guandu será desligada na noite desta terça-feira (6 de abril). A informação foi confirmada pela Cedae, que disse que o desligamento vai acontecer às 19h. O motivo será mais uma tentativa de acabar com a geosmina. Desde ano passado, a composição vem deixando a água encanada com cheiro e gosto de terra.

Por conta da operação, pode faltar água em bairros do Rio e cidades da Baixada Fluminense nesta quarta (7). O abastecimento só deve ser normalizado na sexta (9) em regiões que ficam nas pontas da linha. De acordo com a empresa, a bomba será implantada antes da captação de água da estação de tratamento e também vai ajudar a promover a renovação da água da lagoa.

Com esta manobra somada à operação da bomba, a Cedae espera conter a proliferação das algas produtoras da substância. A solução definitiva para o problema da geosmina/MIB virá com a obra de proteção da tomada de água da ETA Guandu, que já tem data para licitação: 1º de junho. A intervenção prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Rio Guandu. A obra, investimento de aproximadamente R$ 132 milhões, tem duração prevista de 24 meses.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

06/04/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages