São João de Meriti recebe premiação sendo pioneira em projeto de prevenção ao câncer de mama - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

sexta-feira, julho 09, 2021

São João de Meriti recebe premiação sendo pioneira em projeto de prevenção ao câncer de mama


São João de Meriti foi premiada ontem (7), pelo Ministério da Saúde, na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer, com o Programa da Navegação de Pacientes com Câncer de Mama, que surgiu com o objetivo de melhorar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixo acesso aos atendimentos oncológicos.

O município foi representado pela médica mastologista Dra. Sandra Gioia, especialista no assunto e o trabalho é realizado pelas equipes de saúde, na prevenção e controle da incidência do câncer, entre os usuários do Sistema Único de Saúde. A iniciativa foi selecionada por um comitê formado por representantes do Ministério e convidados que avaliaram itens como as melhorias no acesso aos serviços prestados à população, alinhamento com as políticas de atenção à saúde, capacidade de respostas a crises, criatividade e inovação.

A Navegação de Pacientes é um modelo de prestação de serviços com foco no acompanhamento específico dos usuários do SUS para detectar quando a doença se instala. "O termo abrange todos os passos da jornada, iniciando-se na comunidade e englobando prevenção, diagnóstico, tratamento e sobrevida. E a ampliação da navegação de pacientes nas unidades básicas de saúde irá favorecer a prevenção e detecção precoce. Com isto é possível diminuir a incidência e a mortalidade do câncer de mama", disse a médica Dra Sandra Gioia.

Além de Meriti, outros quatro programas foram premiados: um na Bahia e três em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Post Bottom Ad

Pages