Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Central do Hospital Geral de Nova Iguaçu completa um ano

terça-feira, agosto 17, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada


O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) continua investindo em ferramentas assistenciais para ampliar a comunicação com pacientes e seus familiares. Um exemplo é a Central de Relacionamentos, criada durante a pandemia da Covid-19 para facilitar o envio de informações, por telefone, às famílias cadastradas no momento da internação de um paciente que não tem acompanhante. O setor completa um ano neste mês com bons resultados.

De acordo com dados da unidade, as reclamações por falta de notícias, por exemplo, caíram 83%. Mesmo sofrendo com a superlotação, a expectativa é avançar cada vez mais na qualidade do serviço.

A Central de Relacionamentos é responsável por atualizar informações de pacientes aos seus familiares durante a internação. São realizadas, em média, 600 ligações telefônicas por mês com orientações sobre temas importantes, como previsibilidade de alta, cirurgias, exames, possibilidades de transferências e pendências de documentação. Como não se informa diagnósticos nestes contatos, as entrevistas médicas continuam sendo feitas. O setor também faz cadastro de pessoas interessadas em receber notícias de seu parente. O hospital também conta com serviços complementares, como o envio de mensagens eletrônicas por aplicativo, com horários e normas internas, pesquisa de qualidade, sala de alta, ouvidoria e monitoramento.



“Estes serviços, com foco prioritário na assistência, foram feitos para melhorar cada vez mais o suporte à população que vem ao HGNI, para entender suas reivindicações e atender cada uma delas. Neste cenário, a Central de Relacionamento é mais um meio de atendimento seguro”, destaca o diretor geral do HGNI, Joé Sestello. “Ouvir sempre o usuário é padrão e prioridade para nossa gestão”.



Embora tenha funcionado neste primeiro ano atendendo os pacientes internados nas enfermarias da ala adulta, a intenção da direção do HGNI é aumentar a estrutura do setor e expandir o serviço.

“Temos uma proposta de montar, de fato, uma grande central de relacionamento e nos comunicarmos com as famílias de todos os pacientes internados no hospital. O sucesso da Central de Relacionamentos foi tão grande que estamos pensando em fazer duas ligações para cada familiar por semana”, ressalta o diretor administrativo do HGNI, Paulo Matos, que fez um apelo à população. “É importante que o familiar deixe o máximo de contatos telefônicos possíveis para que possamos passar todas as informações com maior precisão, minimizando a reclamação de falta de notícias”.




As ligações são feitas pela Central de Relacionamento durante a semana, conforme a especialidade médica, para familiares de pacientes internados nos setores de enfermaria e emergência, com exceção da pediatria, que tem acompanhante 24h, UTI e Covid-19, no qual as informações são repassadas durante a entrevista médica. A unidade também conta com a Ouvidoria para dúvidas, sugestões e reclamações, que atende todos os dias, das 7h às 19h, pelo telefone 3779-9900 (ramal 248) ou pelo e-mail: ouvidoria.hgni@novaiguacu.rj.gov.br.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar