Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

EMEI Pedrinho: unidade tem sala de recursos para estudantes em Mesquita

quinta-feira, setembro 02, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

A sala de recursos da Escola Municipal de Educação Infantil Pedrinho funciona desde 2013 e destina-se aos alunos da Educação Especial – com alguma deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades. Esse é, na verdade, um serviço de apoio ao aprendizado da sala de aula regular, que auxilia na inclusão e na evolução desses estudantes. Por isso, o local funciona em contraturnos, ou seja, o aluno que tem aula de manhã é atendido na sala de recursos no turno da tarde e vice-versa.

Professora da sala de recursos, Claudia Gentil conta que as atividades com os alunos são trabalhadas de acordo com as especificidades deles. “Fazemos uma anamnese com os pais, escutamos a realidade deles e, a partir disso, traçamos atividades que contribuam para o desenvolvimento, habilidades cognitivas, criatividade, coordenação motora, oralidade, autonomia, entre outras coisas. Separamos os alunos em horários individuais por 45 minutos”, explica.

Além da anamnese, a equipe faz também o PEI. “A professora da sala de recursos, junto com os demais professores, traçam o Planejamento Educacional Individualizado e, de acordo com a necessidade daquela criança, definem as atividades especializadas a serem trabalhadas. Tanto para sala de aula, quanto para a sala de recursos”, explica a diretora-geral, Danielle Pavier. Com o novo formato de ensino híbrido, os pais puderam optar por trazer os alunos para as aulas presenciais ou permanecer no ensino remoto, podendo optar também por frequentar a sala de recursos mesmo estando em ensino remoto, conforme desejado. A sala de recurso atende crianças da creche e alunos entre quatro e cinco anos. Além disso, a unidade atende os matriculados de creches do entorno, como Cora Coralina e Marlene Peres.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar