Nova Iguaçu realiza o mês de Prevenção à Gravidez na Adolescência - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

04/02/2022

Nova Iguaçu realiza o mês de Prevenção à Gravidez na Adolescência



O mês de fevereiro, nas Unidades de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu, será dedicado à Prevenção à Gravidez na Adolescência. A iniciativa é baseada na Lei 13.798 do Governo Federal, que criou a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que deve acontecer na primeira semana de fevereiro.

Ao longo do mês, diversas Unidades de Saúde do município promoverão rodas de conversas e palestras pertinentes ao tema: prevenção à gravidez na adolescência. O objetivo é disseminar medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução do índice de gravidez nesta fase da vida, além de alertar sobre os riscos e consequências de uma gestação precoce.

Estudos comprovam que a taxa de mortalidade de adolescentes com problemas na gravidez e complicações no parto é elevada. Além de afetar outras áreas como a educação, por exemplo. Meninas que engravidam cedo tendem a abandonar os estudos para criarem seus filhos e têm três vezes menos oportunidades de conseguir um diploma universitário.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, mencionou a importância das unidades abordarem a temática. “Precisamos mostrar a essas adolescentes que a maternidade prematura traz riscos não só para a mãe, mas também para o bebê. O corpo da mulher adolescente ainda está em formação e não está preparado para receber uma criança, o que pode acarretar diversos problemas de saúde em ambos”, relatou.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a oferta de anticoncepcional oral e injetável, dentro do Programa de Planejamento Reprodutivo, oferecido em todas as unidades básicas de saúde. Para participar, basta comparecer a unidade mais próxima com cartão do SUS, comprovante de residência, CPF e identidade. A dispensação de anticoncepcionais orais e injetáveis está disponível para adolescentes e mulheres em idade fértil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

©2022 I Todos os direitos são reservados ao Jornal Destaque Baixada, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Pages