Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Hospital Geral de Nova Iguaçu inaugura espaço para pacientes em pós-operatório

quinta-feira, junho 02, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Referência em atendimentos de emergência na Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) inaugurou, nesta quinta-feira (2), a Unidade Pós-Operatória (UPO). Com dez leitos e aparelhos para tratamento intensivo, o novo setor vai receber pacientes que precisam de cuidados específicos após passarem por cirurgia. O espaço também irá colaborar para desafogar o CTI, que, por causa da grande demanda, precisava reservar leitos para serem utilizados em pós-operatórios.

A abertura da UPO é mais uma alternativa criada para o HGNI enfrentar a superlotação e ampliar a assistência à população. Por mês, a unidade realiza cerca de 19 mil atendimentos e 600 cirurgias. A expectativa é que, após passar pelo procedimento cirúrgico, o paciente seja encaminhado diretamente para a nova unidade, onde receberá todo suporte específico para seu quadro cirúrgico de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dando continuidade ao seu tratamento.



“A unidade pós-operatória é fundamental para o hospital. Ela irá reduzir a suspensão das cirurgias eletivas e diminuir a espera dos pacientes pelo procedimento. Isso acontecia, pois o HGNI, que tem perfil de hospital de emergência, acabava recebendo doentes graves, que precisavam ser operados com urgência”, explica o prefeito Rogerio Lisboa, que acompanhou a inauguração da Unidade Pós-Operatória.



O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, conta que a inauguração da UPO irá agilizar a realização das cirurgias programadas e evitar que os leitos da emergência sejam utilizados para o pós-operatório do paciente.



“Criamos a UPO para receber, exclusivamente, os pacientes que passaram por cirurgia, evitando confrontar com os casos de emergência. O CTI, por exemplo, que antes recebia essa demanda, agora terá seus leitos em totalidade para atender os doentes que chegam em estado grave. É um ganho para a população, pois irá proporcionar que os procedimentos e os tratamentos sejam feitos com mais rapidez, diminuindo a possibilidade de suspensão da cirurgia”.

“A abertura da UPO aumenta a segurança assistencial do pós-operatório do paciente com a segurança de ser um setor de terapia intensiva para ele, que irá contar com monitoramento intensivo e suporte da equipe multidisciplinar para a continuidade do seu tratamento”, destaca o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello.

A implantação do novo setor faz parte de um conjunto de melhorias no HGNI. A unidade passa pela maior obra em seus quase 40 anos de fundação. Já foram reformadas e entregues 40 enfermarias da ala adulta, parte da sala verde, a emergência pediátrica, o ambulatório e o telhado. As obras continuam acontecendo nas dez enfermarias pediátricas, no Centro de Imagem e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Novos projetos de ampliação estão previstos para outros setores da unidade nos próximos meses.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar