Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Varíola dos macacos chega ao Rio, com primeiro caso confirmado

quarta-feira, junho 15, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Varíola dos macacos chega ao Rio. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na manhã desta quarta-feira (15/6), o primeiro caso da doença no Estado. Trata-se de homem brasileiro de 38 anos, que mora em Londres, na Inglaterra.

Segundo a pasta, a pessoa infectada chegou ao Brasil no último sábado, 11 de junho e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada.

Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento. A SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no Município do Rio de Janeiro. Também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública”, informou SMS-Rio.

O ministério da Saúde explicou que a transmissão do vírus ocorre por contato próximo com lesões, gotículas respiratórias, fluidos corporais, materiais contaminados, como uso da roupa da pessoa infectada ou roupa de cama. 

E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar