Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri acende sinal de alerta após aumento de 35% dos casos de Dengue

quinta-feira, setembro 15, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Os casos de Dengue em Japeri, na Baixada Fluminense, aumentaram no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre os meses de janeiro a agosto o município registrou 25 casos da doença. Os números apontam um aumento de 35% em comparação a 2021, onde foram confirmados apenas 7 casos positivos de Dengue durante todo o ano.

Esses dados expressivos são um alerta não apenas em Japeri. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de casos confirmados de Dengue no estado do Rio de Janeiro chegou a cerca de 10 mil de janeiro a agosto deste ano, tendo um aumento significativo em comparação ao mesmo período no ano passado.

Foto: Julia Cavalieri
Apesar da temporada de maior transmissão acontecer durante o verão, a alteração da temperatura faz com que o Aedes aegypti surja com mais frequência também nas outras estações. É por isso que os cuidados devem ser continuados nos demais meses do ano. A melhor maneira de evitar a Dengue é impedindo que o mosquito se prolifere, eliminando os criadouros que possibilitam sua reprodução.

Entre os sintomas da doença estão: febre alta, dores musculares, dor no fundo dos olhos, náuseas e vômitos, dores fortes de cabeça, perda do paladar e apetite e hemorragia nasal. Em caso de apresentação dos sintomas, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e notificação do caso suspeito. Em situações de emergência o indicado é comparecer à Policlínica Itália Franco para atendimento médico.

Procurar ajuda especializada, além de ser útil para a realização do diagnóstico correto e tratamento, colabora para a ampliação das notificações - que são fundamentais para a inserção de medidas adequadas de controle e prevenção da doença no município.

Medidas de prevenção só funcionam com a contribuição da população

A Prefeitura de Japeri recomenda que os moradores colaborem com os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) no combate da Dengue. O ideal é evitar a água parada, seja em vasos de plantas, quintais, tampinhas de garrafa, ralos, baldes, entre outros. Outras medidas são: vedar tonéis e caixas d’água, cobrir piscinas, evitar entulhos e manter as lixeiras fechadas. As garrafas também devem estar viradas para baixo, seguindo os protocolos de segurança.

Em virtude do aumento dos casos em Japeri, a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, informa que as equipes têm intensificado as ações de combate ao mosquito. “Estamos fortalecendo as operações com foco na diminuição do alto índice de infestação do Aedes aegypti. Precisamos estar alertas e reforçar as orientações para a população”, diz.

Para ela, a mobilização da população é fundamental para conter o aumento no número de casos. “Se todos nós verificarmos os imóveis 10 minutos por semana, já teremos bons resultados. São medidas simples de prevenção que ajudam a impedir e eliminar os focos do mosquito”, completa a secretária.

Na campanha 10 Minutos Contra o Aedes, os ACEs estimulam a população a separar apenas 10 minutos por semana para limpar os criadouros que possam surgir em casa, bem como verificar os quintais e outros locais que facilitam o acúmulo de água parada. Dessa forma, é possível afastar os riscos não apenas da Dengue, mas também da Zika e Chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde recebe sugestões, denúncias e reclamações por meio do número (21) 98071-1911.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar