Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Realidade virtual e cinema na praça garantem a diversão dos moradores de Belford Roxo

terça-feira, setembro 06, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

“Se tivesse filme aqui todos os dias, eu viria sempre. Eu adorei a iniciativa e entendi que não dá para gastar água com bobeira nem poluir o meio ambiente”, avalia Gabrielle Isadora da Cruz Vicente, de 10 anos. Ela foi uma das moradoras de Belford Roxo que conferiu a exposição artística e itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que levou Mostra Cine ao Ar Livre de forma gratuita à praça de Heliópolis, na última semana.

Além da exibição de filmes com temáticas ambientais, o projeto contou ainda com vídeos de realidade virtual, visualizados a partir de óculos 3D. A cena se iniciava em uma nascente em meio à floresta, e era conduzida por uma perereca chamada Muiraquitã, que embarcava junto ao espectador em uma canoa que percorria o rio. Neste percurso, eram observados vários elementos, como a floresta, a formação dos rios, o ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e poluição das águas.


“O projeto estava inteiramente disposto em um Tech-Truck, caminhão que contava com atividades de realidade virtual, instalações artísticas, além de estrutura para cinema. Assim, a população pode vivenciar experiências imersivas com o intuito de fomentar a preservação ambiental”, avalia a coordenadora de responsabilidade social da Águas do Rio, com atuação na Baixada Fluminense, Marley Lima.

Belford Roxo foi a primeira cidade a receber a exposição, que é viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio cultural da Águas do Rio e do Instituto Aegea. Mas não para por aí. O Tech-Truck segue de 8 a 11 de setembro para Queimados, na Praça Nossa Senhora da Conceição. De 15 a 18 de setembro o projeto estará na Praça Leni Ferreira, em Japeri. Encerrando essa edição, de 22 a 25 de setembro, a exposição estaciona na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu (Jardim Paraíso), em Nova Iguaçu.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar