Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Vias no entorno do Maracanã serão interditadas às 18h para Flamengo x São Paulo pela Copa do Brasil

quarta-feira, setembro 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

O entorno do estádio do Maracanã terá vias interditadas a partir das 18h nesta quarta-feira (14/09), como parte do esquema especial de trânsito elaborado para a partida entre Flamengo e São Paulo, pela Copa do Brasil. As medidas fazem parte dos esforços do Grupo de Trabalho Maracanã, composto pelo MPRJ, por intermédio do Grupo Temático Temporário – Desportos, e órgãos envolvidos no planejamento da segurança e realização dos jogos no estádio, para ordenar a região e garantir bem-estar do público no estádio e seu entorno.

Devido à expectativa de público esperado para a partida, os órgãos envolvidos na operação definiram a Bandeira Vermelha como classificação de risco para o evento, a mais alta, em uma escala de 1 a 4. Diversas vias no entorno do estádio serão interditadas das 18h à 1h45. A prefeitura recomendou que motoristas evitem passar pela região durante as interdições e procurem utilizar as rotas alternativas.

Classificação de risco

Através da metodologia AREF (Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol), desenvolvida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para jogos realizados no Maracanã e adaptada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), os órgãos responsáveis pela organização, segurança, mobilidade e ordem pública do Maracanã conseguem definir antes de cada evento todo o conjunto de medidas a serem adotadas de acordo com o bandeiramento de riscos da partida. A escala varia entre as “bandeiras” verde, amarela, laranja e vermelha, indo do menor para o maior grau de perigo. Os critérios de classificação e manuais de procedimentos em conjunto ajudam a prever possíveis crises e predefinir quais as respectivas soluções, em prol da melhor organização dos eventos, bem-estar do público e garantia de segurança.

A aplicação do protocolo de ações e classificação de riscos teve início em setembro de 2019, na disputa entre Flamengo e Palmeiras. Acabou sendo interrompida em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, retornando agora em 2022.

Interdições:

Das 18h à 1h45 do dia subsequente:

-Rua Prof. Eurico Rabelo;
-Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
-Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Conselheiro Olegário;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;
-Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste).
-Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;
-Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.
-Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste);
-Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

Proibição de estacionamento:

Dia 14/09 (quarta-feira), das 8h à 1h45 do dia subsequente, será proibido estacionamento de veículos na Avenida Paula Sousa, pista lado esquerdo, junto às edificações de numeração par, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

Rotas Alternativas:

Veículos provenientes do Centro e Zona Sul

-Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
-Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.
-Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
-Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar