Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Atenção! Covid e Dengue são duas doenças que podem apresentar sintomas parecidos; aprenda a diferença

segunda-feira, novembro 28, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Rafael Barreto / PMBR

A Dengue e a Covid-19 são duas doenças que podem apresentar sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça, dor no corpo e cansaço muscular. Mas você sabe diferenciar os sinais?

Ambos os diagnósticos só podem ser confirmados após avaliação médica, mediante exames específicos. Por isso, se surgir qualquer sinal de mal-estar, procure atendimento médico imediato.

Dengue

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta, superior a 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática, apresentar quadro leve ou sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

O diagnóstico da dengue pode ser feito por exame clínico e confirmado por exame de sangue.

Covid-19

No caso da Covid-19, podem ocorrer sinais de casos leves, moderados ou graves. Os casos leves da doença causada pelo coronavírus são caracterizados pela presença de sintomas não específicos, como:

Tosse, dor de garganta seguida de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, coriza, fadiga e/ou cefaleia.

Os casos moderados podem incluir todos esses sintomas e também sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à covid-19 (fraqueza muscular, prostração, diminuição do apetite, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.

Já os casos graves, envolvem dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

O diagnóstico da Covid-19 pode ser feito por exame clínico e por testes de laboratório em amostras colhidas principalmente no nariz. Os testes estão disponíveis no SUS.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar