Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu irá plantar 190 árvores para celebrar o aniversário da cidade

quarta-feira, janeiro 11, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Nova Iguaçu vai plantar 190 árvores nas imediações do Viaduto dos Imigrantes, que liga o Centro ao Rancho Novo. O plantio será realizado nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, e marcará o início das comemorações pelo aniversário de fundação da cidade-mãe da Baixada Fluminense, que completa 190 anos no domingo, dia 15.

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) será também uma resposta a um crime ambiental ocorrido na Rua Otávio Tarquino, no Centro, descoberto pela Guarda Ambiental Municipal (GAM) no fim de dezembro. Na ocasião, pelo menos quatro árvores da espécie Oiti foram envenenadas de forma premeditada.

“Nós iremos plantar 190 mudas em alusão aos 190 anos da cidade, mas este será apenas o pontapé inicial para uma ação de plantio nas áreas mais urbanas da cidade, entre elas o Calçadão de Nova Iguaçu. As árvores são de grande importância para nossa sobrevivência e preservá-las é um dever de todos”, afirmou o secretário da SEMAM, Fernando Cid, convidando a população para a ação desta sexta-feira.

O público poderá auxiliar no plantio de importantes espécies nativas da Mata Atlântica, como o Ipê Amarelo e o Pau-Brasil, entre outros. A ação também terá a participação da CEDAE, que cedeu funcionários para abrir os 190 berçários onde serão plantadas as mudas.

Projeto Florestas do Amanhã

Se nas áreas urbanas as novas mudas ainda serão plantadas, nas áreas verdes elas já estão em pleno desenvolvimento. Isso porque há dois anos a Prefeitura de Nova Iguaçu firmou convênio com o Governo do Estado, que presenteou a cidade com o projeto “Florestas do Amanhã”. Com isso, cerca de 150 hectares na APA Gericinó-Mendanha, em Tinguá e em Morro Agudo, serão reflorestados com 300 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Desde o início do projeto, em janeiro de 2021, cerca de 60 mil árvores já foram plantadas somente no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar