Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Quem é Daniela Carneiro e por que tantos ataques à ministra evangélica, que vem da Baixada Fluminense?

sexta-feira, janeiro 06, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

O nome da Ministra do Turismo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, Daniela Carneiro, não para de sair nas principais páginas do país. Ainda antes de assumir a pasta, seu nome começou a entrar em evidência quando decidiu apoiar Lula, resultando em um vídeo com provocações da ex-primeira dama, Michele Bolsonaro.

Os dias se passaram e a parlamentar campeã de voto e ascensão meteórica, recebeu o convite para ser ministra do Turismo do atual governo. Desde então, foram resgatadas fotos em que Daniela aparece ao lado de condenados e acusados de pertencerem a milícia. 

A parlamentar fez campanha em diversas regiões do Estado, mas o real, é que não se olha antecedentes criminais, quando se busca e garimpa votos.

Quando um político ou artista são tietados, geralmente não se sabe a índole da pessoa que pede para tirar foto e esse é um dos casos que fez Daniela ficar nos holofotes. A parlamentar correu cada canto do Rio e tirou centenas de fotos com o público.

"O fato é que a elite não gostou nenhum pouco, de uma moradora fluminense, que é de uma família pobre, chegar onde chegou." defendeu um amigo. 

O Governador do Rio, Cláudio Castro, também defendeu a amiga. 

"É uma mãe de família, uma deputada federal, a mais votada do Rio de Janeiro, uma ministra de Estado. A Daniela que eu conheço é uma pessoa super séria. O compliance [da ministra] foi feito na urna". Disse Castro.

Mediante os ataques, Daniela rebateu as acusações.

"A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante sua campanha, em 2018, recebeu apoio em diversos municípios. Ela ressalta que o apoio político não significa que ela compactue com qualquer apoiador que porventura tenha cometido algum ato ilícito. 

Daniela Carneiro salienta que compete à Justiça julgar quem comete possíveis crimes. Quanto às nomeações na Prefeitura de Belford Roxo, a ministra enfatiza que não tem nenhuma ingerência, pois o ato é de competência exclusiva do Poder Executivo", disse, em nota."

Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, também saiu em defesa de Daniela. “O União Brasil conhece a competência e confia na capacidade de gestão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro. Uma escolha acertada do presidente Lula para conduzir a política de turismo no país rumo ao desenvolvimento econômico e social”, diz a nota assinada por Bivar.

Como Bivar, outros, membros do Partido dos Trabalhadores também saíram em defesa da ministra. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse em entrevista a jornalistas na quarta-feira (4) que: “Não há nenhuma materialidade concreta [sobre o caso] que crie nenhum tipo de desconforto [no governo] até o momento”.

Nesta sexta-feira (6), Lula convocou uma reunião com todo seu ministério. Segundo Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, um dos objetivos de Lula com a reunião é alinhar o discurso com os auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes.

— O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, fazendo um acolhimento desses ministros e ministras, dar partida no início do governo — disse Padilha em vídeo divulgado pela assessoria dele.

Aliados dizem que Daniela está sendo vítima de xenofobia, por vir de uma região pobre, esta região que sozinha é maior que vários estados brasileiros, quase 4 milhões de habitantes. "Elite não aceita e não está aceitando ver representante da Baixada chegar onde chegou. quem está por trás disso tudo". Argumentou um eleitor da ministra na rede social dela. 

Quem é Daniela Carneiro?

Daniela é evangélica, moradora da Baixada Fluminense e foi eleita para seu segundo mandato de deputada federal como a mais votada do Estado do Rio de Janeiro, nas eleições de 2022.

Nascida em Italva/RJ, Daniela é casada há 23 anos com Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, prefeito de Belford Roxo, o único da Baixada Fluminense a fazer campanha abertamente para Lula nas eleições deste ano. Mãe de Nathan e Callebe, pedagoga, Daniela já atuou como secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, em 2017, quando começou a desenhar seu futuro político.

Em seu mandato como deputada, ela se juntou em três comissões na Câmara dos Deputados: de Educação, de Seguridade Social e Família e do Meio Ambiente. Ela também virou coordenadora da região sudeste da Frente Parlamentar Mista da primeira Infância do Congresso Nacional.

Daniela do Waguinho é também autora da lei que cria o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar