Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Vai trocar de carro? Entenda quando é melhor parcelar ou pagar à vista para fazer um bom negócio

quinta-feira, janeiro 19, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Em um panorama econômico instável e com a taxa básica de juros (Selic) se mantendo em 13,25% ao ano, o brasileiro continua sentindo a instabilidade dos impactos financeiros. Com as operações de crédito no país sendo afetadas com transações mais caras, quem planeja comprar ou trocar de carro neste final de ano precisa estar atento aos financiamentos e aos juros. Portanto, na hora da aquisição do automóvel, vale atenção redobrada dos contratos, principalmente na hora de calcular os investimentos, seja para avaliar o valor integral do bem ou para cobrir os valores extras das taxas de juros.

Para fazer um bom negócio, é necessário analisar as alternativas e entender que o melhor caminho depende de cada situação. Pensando nisso, Kleber Méa, Diretor da Listo, empresa brasileira em expansão internacional que promove tecnologia para descomplicar a vida financeira de PME’s, esclarece o que deve ser levado em consideração para se fazer um bom negócio e adquirir um carro novo sem ficar “enforcado” na hora de pagar.

Confira as dicas:

Quando comprar à vista

Segundo dados da B3 - a bolsa de valores brasileira - essa condição ganhou espaço e as vendas financiadas recuaram 9,7% no acumulado de 2022 até setembro, quando comparada ao mesmo período de 2021. O motivo desta mudança é simples: a alta do juros nos financiamentos. No caso de quem poupou para comprar ou trocar de carro, e tem o valor integral para pagar à vista, é essencial avaliar quais são as vantagens pagando tudo de uma vez só. E, principalmente, se haverá desconto no valor total do automóvel. Por exemplo, com um desconto de 10% ou mais, a condição vale a pena. Porém, quando o desconto é pequeno e o dinheiro está em um investimento que rende mais do que o gasto que ele teria com os juros do parcelamento, o financiamento pode ser a melhor opção.

Quando financiar

Levando em consideração a condição econômica da maior parte da população brasileira, o financiamento pode ser a única saída para quem quer comprar o carro e não possui condições para pagar à vista. Neste caso, as fintechs podem ser uma boa alternativa na busca pelo crédito. Com a Listo, que tem 80% de seus clientes B2B no setor automotivo, é possível conseguir parcelar o automóvel em até 60x com parcelas recorrentes no cartão de crédito. Dessa forma, tanto os nossos clientes quanto os seus consumidores finais são beneficiados com as condições.

Também vale pensar na possibilidade de garantir o pagamento de uma boa entrada que alivie as parcelas nos meses seguintes, visando principalmente a quitação do valor total do bem em tempo reduzido. Neste caso, a Listo também oferece vantagens, já que garante o parcelamento da entrada do automóvel em até 24x no cartão de crédito. O executivo ainda destaca que além de ser um facilitador para complementar o valor da compra, o cartão de crédito também pode oferecer benefícios pelos programas de fidelidade que disponibilizam milhas e pontuações para serem usadas em compras futuras.

Kléber finaliza dizendo que não existe fórmula mágica na hora de fazer o negócio. “Cada situação deve ser avaliada em separado, levando em conta o valor que vai gastar, quanto é possível adiantar à vista e a renda mensal de cada comprador. Para cada caso há uma saída mais adequada. E não podemos esquecer de um detalhe muito importante: acompanhados da nova aquisição, virão os gastos adicionais como IPVA, combustível, documentação, manutenção etc, que deverão entrar no radar das despesas para não surpreender de forma negativa no final do mês”.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar