Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

“Feira Moda Casa” promete movimentar o dia do artesão em Japeri

segunda-feira, março 13, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto/divulgação: Lucas Alexandre

Sala, cozinha, banheiro, quarto, varanda e quintal. Os cômodos de uma casa serão a inspiração para a “Feira Moda Casa”, evento que marcará as comemorações pelo “Dia do Artesão” em Japeri. O evento acontecerá no próximo domingo (19), das 8h às 15h, na Feira de Engenheiro Pedreira. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri, o Fórum de Economia Solidária e o Conselho Municipal de Economia Solidária do município.

A expectativa dos organizadores é que a Feira seja uma das maiores exposições de artesanato da Baixada Fluminense. O tema da mobilização é inspirado na importância do artesanato no dia a dia de uma casa: cada tenda da exposição representará um cômodo e exibirá peças que se encaixam nos ambientes de uma casa, como móveis para sala, cama artesanal e almofadas.

O objetivo da feira, segundo Adriana Silva, representante da Economia Solidária no estado do Rio de Janeiro, é destacar a utilidade do artesanato para a vida cotidiana e desmistificar a ideia de que o ofício produz apenas peças para decoração.

Ela ressaltou a relevância da feira na conscientização das pessoas acerca da legitimidade do artesanato como profissão. “Além de valorizar os artesãos locais, a feira propõe mostrar para as pessoas que o artesanato não é apenas um hobby, mas um meio de renda legítimo e de vital importância para o sustento de muitas pessoas. Além disso, o evento também promete movimentar a economia do município”, defendeu.

Principal atividade

Para o Secretário Municipal de Cultura Jorge Braga Jr, o artesanato é a principal atividade cultural e artística da cidade de Japeri. "Celebrar esse dia é fundamental para oportunizar a geração de renda aos trabalhadores da Cultura. O artesanato também é expressão da identidade cultural da cidade", enfatizou.

Já a artesã Gleice Ribeiro está empolgada com a possibilidade de expor o seu trabalho na feira. “Produzo artesanato há mais de três anos. Quero crescer dentro desse ramo e terei a oportunidade de mostrar o meu talento. Estou investindo muito tempo e energia na confecção das peças e espero que as pessoas gostem. Os artesãos estão se preparando com muito carinho. Será um dia muito importante para todos aqueles que amam o artesanato”, comemorou.

Além do artesanato, a “Feira Moda Casa” promoverá outras atrações. O evento terá exibições culturais, como apresentações musicais, comercialização de produtos oriundos da agricultura rural e urbana e até a realização de exames de vista.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar