Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Polícia Militar expande programa Bairro Presente no RJ com o lançamento de 12 novos módulos

segunda-feira, março 27, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro lançou na manhã desta segunda-feira (27/03) mais 12 módulos do programa Bairro Presente. Lançados em eventos simultâneos nas localidades contempladas, os 12 módulos vão mobilizar diariamente 94 policiais militares e 35 viaturas para patrulhar as vias públicas e manter contato permanente com as comunidades locais.

Com essa expansão, o Bairro Presente passará a contar agora com 49 módulos, atuando em áreas de 21 batalhões da região metropolitana e do interior, com o emprego diário de 390 policiais militares.

Programa de segurança pública concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente consiste na instalação de módulos, nos quais equipes de policiais militares especializadas mantêm contato direto com a comunidade local – associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes, entre outras.

- A expansão do programa Bairro Presente representa um avanço muito importante na estratégia de aprofundar a aproximação de nossa Corporação com as comunidades dos bairros. O contato permanente dos policiais com moradores e lideranças comunitárias tem reflexos muito positivos na prevenção e consequentemente na redução de delitos – afirmou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Foram realizada cerimônias de lançamento nas 12 localidades, todas presididas por comandantes e subcomandantes dos batalhões da área e por oficiais responsáveis pela coordenação do programa. Eis as novas localidades contempladas: Engenhão (Museu do Trem), Central do Brasil (Estação D. Pedro II), Maracanã (embaixo da passarela do metrô), Bonsucesso (Praça das Nações), Madureira (Estrada do Portela), Freguesia (Estrada de Jacarepaguá), Vila Valqueire (Praça Saiqui), Vicente de Carvalho(Praça Aquidauana, Irajá (Avenida Brás de Pina), Centro de São de Meriti (Praça da Matriz), Centro de Belford Roxo (Rua José Haddad) e o bairro de Governador Portela no município de Miguel Pereira (sede da 2ª Cia do 10º BPM).


Lançado oficialmente em 14 de junho de 2021, o Bairro Presente foi se expandido ao longo desses quase dois anos e já está consolidado como um programa de segurança preventivo de grande eficiência. Cada módulo tem um coordenador, responsável pelo contato direto com as lideranças comunitárias via WhatsApp, e conta com três viaturas que circulam 24 horas por dia pelas ruas da área demarcada do bairro.


Além das novas áreas contempladas nesta segunda-feira, o Bairro Presente já vem atuando em outros 37 bairros e/ou localidades, empregando diariamente 296 policiais: Abelardo Bueno, Água Santa, Alto Leblon, Av. das Américas (do terminal Alvorada até a estação do BRT Salvador Allende), Bangu, Barrinha, Cachambi, Campo Grande 1, Campo Grande 2, Cascadura/Quintino, Itaipuaçu (Maricá), Itanhangá, Jardim Guanabara, Leme, Madureira, Magalhães Bastos/Mallet, Marapendi, Marechal Hermes, Olaria, Oswaldo Cruz/Campinho, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Península, Portuguesa, Praça da Bandeira, Ramos, Realengo, Rua Teresa (Petrópolis), Santa Teresa, São Conrado, São Cristóvão, Sulacap, Urca, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila da Penha.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar