Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Castramóvel chega em Nova Iguaçu para castrar cães e gatos

segunda-feira, maio 08, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Castramóvel começa a atender em Nova Iguaçu

O Castramóvel do RJPET, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estacionou, nesta segunda-feira (08/05), seu ônibus na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Esse é o primeiro dia de atendimento, de um total de 30 dias, do serviço gratuito de esterilização em cães e gatos. 

A ação faz parte da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e tem por objetivo promover o controle populacional de felinos e de caninos, redução de doenças e abandono. O programa conta com três veículos, que vêm circulando por todo o estado e ficam estacionados em pontos específicos. Atualmente, são três ônibus atendendo: em Sulacap, Del Castilho e Nova Iguaçu. As castrações na Baixada Fluminense vão até 7 de junho, das 8h às 15h.

- Esse é um projeto importante para todos os que gostam e defendem os animais. O Castramóvel vai ficar no local por 30 dias e depois segue para outro endereço do Rio de Janeiro. É um serviço gratuito e de excelência - afirma o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Defensora da causa animal, Claudia Tavares levou quatro cães para a realização do serviço de castração. O próximo passo, segundo ela, será o agendamento do procedimento para seus 14 gatos.

- São todos vira-latas e foram resgatados da rua. Para evitar a reprodução, aplicava injeção anticio, mas ela provoca câncer. Aqui, o atendimento é garantido com profissionais qualificados, além de ser de graça. Vou aproveitar a unidade na cidade para agendar o mesmo serviço para meus gatinhos – destacou Cláudia, moradora da Posse, em Nova Iguaçu.

O medo que seu Yorkshire, de 5 anos, venha contrair uma doença levou Jaqueline de Araújo a buscar atendimento oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde.

- Tenho duas amigas que perderam seus animais em virtude do câncer. Quero garantir a saúde do meu Pet com a esterilização. Uma castração particular é cara, além do valor da medicação que pesa. Aqui, tudo é gratuito – disse Jaqueline.

Lançado em dezembro de 2021 pelo Governo do RJ, o programa estadual de esterilizações de animais alcançou, em apenas 12 meses, a marca de mais de 200 mil animais castrados, sendo considerado o maior projeto de castração móvel do mundo. Um dos principais objetivos é diminuir o número de animais abandonados nas ruas do estado.

Como funciona o serviço

Os protetores podem agendar até oito castrações mensais, enquanto os tutores, um animal por mês. O castramóvel conta, em média, com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva, no mínimo, 45 minutos. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br.
RJPET tem dias separados para atendimento dos pets.

Em Nova Iguaçu, o esquema de funcionamento será diferente dos outros locais, com serviço de 8 às 15h (exceto feriados). A programação de castrações será a seguinte: às segundas-feiras, cães (machos e fêmeas); terças-feiras, gatos (machos e fêmeas); quartas-feiras; cães (machos e fêmeas); quintas-feiras, cães (machos e fêmeas) e, às sextas-feiras, gatos (machos e fêmeas).

A Subsecretária Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, destaca que as pessoas que não têm possibilidade de comparecer ao local onde o ônibus está podem usar o serviço de clínicas credenciadas:
- Existe, no site, a opção de marcar o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa. Temos clínicas em todas as regiões do estado. Os endereços estão disponíveis na página – explica Camila Costa.

Importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

— O procedimento reduz os riscos para que esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama e estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território — esclarece o veterinário Samuel.

Serviço:
Castramóvel RJPET
Nova Iguaçu: Praça Rui Barbosa- Centro
Horário: Das 8h às 15h (segunda à sexta, exceto feriado)

Shopping Jardim Sulacap (estacionamento G4)
Av. Mal. Fontenele 3.545 - Sulacap
Horário: Das 8h às 14h (segunda à sexta, exceto feriado)

Shopping Nova América: (Estacionamento externo próximo ao acesso C)
Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126 - Del Castilho
Horário: Das 8h às 14h (segunda à sexta, exceto feriado)

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar