Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri realiza mutirão da tomografia

terça-feira, maio 23, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Zerar a fila de espera dos exames de tomografia computadorizada é um dos principais motivos de a Prefeitura de Japeri ter começado, nesta terça-feira (23), um mutirão para atender a pacientes que chegaram a esperar mais de um ano, até receber uma ligação na última a sexta-feira (19). Foram 77 pacientes que compareceram ao Centro Médico Simples Saúde (CMSS), em Engenheiro Pedreira e saíram com a certeza de que em sete dias receberão o resultado.

Ao ser chamada para ir à sala do exame, a dona de casa Ivete Soares Filgueiras, (66), deu um sorriso ao ouvir seu nome. Sua espera teve um fim. “Eu, graças a Deus consegui. Depois de aguardar desde o ano passado, vou poder levar pro médico e enfim, saber o que tenho”, relatou ela, que buscou o atendimento na atenção básica por dores abdominais e na região lombar.

Acompanhando o marido, Luiza Bousan, (76), relata que foi uma grande alegria quando a filha deu a notícia da marcação do exame. “Meu esposo, José Felix, completou 82 anos em abril e na sexta recebeu esse presente. Esse cuidado é muito importante”, disse ela que acompanha o marido no tratamento por doença na próstata.

Demanda reprimida

Segundo a Subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) implementou a parceria com o CMSS para sanar a demanda de usuários que aguardavam pelo procedimento por longo período.

“Era urgente apresentarmos uma solução para esse problema. Se o paciente não realiza o exame, todo o sistema fica retraído, o médico não fecha o diagnóstico, não acontece o enfrentamento da doença e pior, nosso usuário fica em sofrimento. Trabalhamos para que essa espera tenha um fim”, relata a gestora.

Por orientação da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, a Semus vai continuar realizando as marcações por telefone, para dar maior fluidez aos atendimentos e terminar com a espera. “Tínhamos 270 pessoas aguardando esse exame, hoje diminuímos 77. E, até o início do próximo mês, nenhum paciente estará mais à espera da realização de tomografia”, finaliza Tatiana.

A PARCERIA

O Centro Médico Simples Saúde, em Engenheiro Pedreira, realiza os atendimentos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense - CISBAF, uma autarquia interfederativa municipal que pertence aos 11 municípios da Região da Baixada Fluminense.

A unidade, parceria da Semus, possui uma estrutura de ponta para realização de exames de alta complexidade como tomografia. Aparelhos que suportam de 200 a 210 kg e com elevador automático, o que permite atender pacientes com nanismo e que apresentem alguma comorbidade.

“O exame é realizado com alta tecnologia, comodidade e num espaço curto de tempo, o que minimiza os movimentos dos alimentos e líquidos no trato digestivo, dando mais qualidade a imagem captada no exame”, explica a tecnóloga de radiologia, Beatriz da Costa.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar