Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Brasileiros estão preocupados com avanço da dengue no país e cobram ações do governo, aponta pesquisa

segunda-feira, março 18, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Levantamento do Instituto Locomotiva indica que nove em cada dez brasileiros estão preocupados com a dengue, e quatro em dez já viveram problema da doença alguma vez dentro de casa. Os dados são do Instituto Locomotiva e da QuestionPro e são um retrato da aflição do brasileiro com o avanço da epidemia e que cobram do governo ações de combate ao vírus, além de conscientização da população. Nove entre dez pesquisados responderam que pretendem tomar a vacina para prevenir a doença. A pesquisa ouviu 1.515 homens e mulheres de todo país, entre 19 e 27 de fevereiro.

Os dados reunidos mostram que a maioria dos brasileiros ouviu falar da vacina da dengue e nove em cada dez têm interesse em se vacinar. O levantamento ainda demonstra que 92% dos brasileiros declararam preocupação com uma epidemia de dengue, sendo que 63% estão muito preocupados. O maior percentual de preocupação com relação à doença foi verificado na região Nordeste, com 96% dos moradores declarando ter “algum medo de ter dengue”. Entre mulheres, 65% estão muito preocupadas com a dengue, percentual ligeiramente mais alto do que entre homens (60%).

No país, 38% dos entrevistados responderam que alguém em sua casa já foi diagnosticado com dengue alguma vez, e um em cada quatro diz ter contraído pessoalmente dengue. São 38,6 milhões de brasileiros que afirmam já terem contraído dengue. Além disso, a pesquisa mostrou ainda que 94% dos entrevistados consideraram que os governantes deveriam ser mais ativos no combate à doença e 93% enxergam que problemas de saneamento básico ampliam o problema da dengue.

Quando perguntados sobre o que as autoridades de saúde devem fazer para auxiliar no combate à doença, 95% dos entrevistados veem a necessidade de intensificar as medidas de controle e vigilância para reduzir os casos no Brasil. Além disso, 99% reconhecem que a conscientização da população é essencial para combater o mosquito, e 89% gostariam de estar mais bem informados sobre a prevenção.






“A pesquisa traz informações importantes e que mostram a preocupação da população com o avanço da doença. É um recorte para que os gestores públicos implementarem ações de combate à doença”, pontua Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.






Cobertura vacinal

A pesquisa também quis ouvir o que os brasileiros sabem sobre a cobertura vacinal da dengue e a resposta foi bastante positiva, uma vez que a maioria dos entrevistados, 67%, ouviu falar sobre o imunizante. Chama a atenção que nove entre dez pesquisados responderam que pretendem tomar a vacina para prevenir a doença. Pelo menos 89% têm algum interesse em vacinar e 70% têm muito interesse. Das regiões pesquisadas, as moradoras do Nordeste foram as que mais demonstraram interesse em prevenir a dengue por meio da vacina.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar