Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nilópolis monitorada! Centro de Controle Operacional será inaugurado dia 3 de novembro

quarta-feira, outubro 29, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto de Mateus Carvalho/ divulgação PMN

Nilópolis agora é uma cidade totalmente monitorada por câmeras, inclusive as que dispõem de tecnologia para fazer reconhecimento facial. Os novos recursos de segurança já estão dando frutos: um assaltante com mais de dez anotações criminais, que agia em municípios da Baixada Fluminense, foi preso na segunda-feira (27/10), numa ação conjunta de agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O homem, que já estava sendo monitorado, foi capturado no município, momentos após cometer novo crime e levado para a 57ª DP. Na segunda-feira (3/11), o prefeito Abraãozinho David vai inaugurar oficialmente o Centro de Controle Operacional de Nilópolis (CCON), na sede da Secretaria de Segurança, na Rua Senador Fernando Mendes, 1158, no Centro. São esperadas autoridades da região e o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Menezes.

As principais vias de acesso e de passagem pelo município, como Estrada Mirandela, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio José Bittencourt e Avenida Getúlio de Moura, receberam cento e sessenta e oito (168) câmeras que integram um sistema que poderá também fazer leitura de placas de veículos. Os agentes poderão acompanhar em tempo real o fluxo de pessoas e veículos.

Essa capacidade de observação contínua amplia o alcance das forças de segurança e contribui para o uso mais eficiente de recursos humanos e materiais. Assim os servidores da Secretaria Municipal de Segurança vão identificar situações suspeitas e acionar de forma imediata as equipes operacionais da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e de outros órgãos parceiros. O sistema de monitoramento também atende a outras secretarias, como Defesa Civil, Transportes, Saúde e Serviços Públicos.

Com o uso desses equipamentos, os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes podem identificar as placas de automóveis, caminhões e motocicletas que estejam irregulares ou infrinjam as normas de trânsito, com a consequente aplicação de multas. A medida visa punir os motoristas que, apesar de várias campanhas de educação para o trânsito nas rodovias da cidade e até em colégios, insistem em não seguir o Código de Trânsito Brasileiro.

As câmeras instaladas perto de locais historicamente problemáticos após chuvas fortes, com deslizamento de encostas, alagamentos, ventos fortes e outras dificuldades decorrentes de eventos climáticos extremos, poderão ajudar a Secretaria de Defesa Civil a programar rotas alternativas de saída para os moradores dessas localidades, facilitando o deslocamento da população em segurança.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP) poderá prevenir e vigiar locais que são usados para descarte irregular de lixo urbano. A SEMSERP promove ações educativas, inclusive com distribuição de folhetos e colocação de cartazes, orientando os moradores a aguardarem a passagem dos garis nos dias e horários programados, mas ainda há muitas pessoas que desrespeitam essa determinação, transformando determinados pontos da cidade em lixeiras.

E até as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que circulam transportando pacientes, terão informações sobre as vias com melhores condições de tráfego, o que tornará mais rápido o socorro às vítimas.

Sobre a prisão do assaltante

O homem preso já estava sendo investigado desde segunda-feira (20/10), quando agentes tiveram ciência de um assalto na cidade. A unidade iniciou as apurações e, após trabalho de inteligência, identificou o criminoso. Desde então, passou a ser monitorado e foi localizado no Centro do município, na segunda-feira seguinte. Em ação rápida, as equipes procederam ao local e capturaram o bandido.

Durante a abordagem das forças de segurança, vítimas procuraram os agentes e denunciaram que o homem havia acabado de roubar celulares de funcionários e clientes de um estabelecimento comercial na região. Os policiais encontraram os aparelhos em sua mochila. Também participaram do cerco, agentes do Programa Segurança Presente.

Além da função preventiva, o monitoramento também tem papel fundamental nas investigações, fornecendo imagens que auxiliam na identificação de autores de delitos e na reconstituição de fatos. Com o avanço tecnológico e o uso de softwares de reconhecimento e análise inteligente, torna-se possível detectar padrões de comportamento, mapear áreas de risco e planejar ações mais precisas e eficazes.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar