Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Gripe H1N1 causa problemas respiratórios graves e pode levar à morte

segunda-feira, junho 10, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A gripe H1N1 também conhecida como Influenza A, é causada pelo vírus H1N1 que é um subtipo do Influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da mutação genética do vírus humano da gripe com os vírus das gripes aviária e suína. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe comum. O período de incubação é de 3 a 7 dias e a transmissão pode ocorrer antes de aparecer os sintomas!! A doença se transmite da mesma maneira que a gripe comum: 



De pessoa pra pessoa através de tosse, espirros, tocando em objetos contaminados e levando a mão à boca ou nariz. Evitar contato com pessoas infectadas, lavar sempre as mãos, fazer uso de álcool em gel, beber bastante água e se alimentar bem, não compartilhar utensílios de uso pessoal (copos, talheres, toalha) e evitar locais fechados ou com muitas pessoas são formas de se prevenir. Não há risco desse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele é eliminado durante o cozimento em altas temperaturas.



O H1N1 é responsável por quadros respiratórios tanto em crianças quanto em adultos e pode evoluir com complicações como por exemplo a pneumonia. Sem dúvida a melhor forma de prevenir a infecção pelos vírus influenza H1N1 é vacinando! ⠀ ⠀ 

Sintomas 
- Febre alta
- Dor intensa de cabeça, dor muscular, nas articulações e na garganta.
- Tosse
- Irritação nos olhos
- Prostração 
- Falta de apetite
- Diarreia e vômito

Além de todos os cuidados já mencionados, a vacinação é a grande estratégia.

As crianças são mais propícias à doença por conviverem mais tempo em ambientes fechados, como creches, e salas de aula, o que facilita a transmissão. 

Reconhecer os sinais de gravidade da enfermidade nos pequenos é fundamental: respiração rápida ou dificuldade de respirar, irritabilidade e/ou apatia (sem sinais de interação), ingestão insuficiente de líquidos, vômito persistente, ou quando os sintomas melhoram e depois retornam acompanhados de febre alta e piora da tosse, procure imediatamente um hospital. O tratamento da H1N1 é feito principalmente para aliviar os sintomas e ajudar na rápida recuperação do organismo, e deve ser definido exclusivamente pelo médico.



📍Evitar aglomerações e ambientes fechados.
📍Adotar hábitos saudáveis como: alimentação balanceada, ingestão de líquidos, dormir bem fortalecendo desta forma o sistema imunológico.
📍Manter brinquedos e objetos de uso comum limpos, lavados com água e sabão ou higienizados com álcool à 70%
📍Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
📍Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar

Se possível, imunizar pais, responsáveis e cuidadores. Acredito que a prevenção ainda é o melhor remédio. Então, não brinque com a saúde: se você ou seu filho estiver com sintomas de gripe, procure imediatamente ajuda médica, pois esta doença pode causar complicações graves como pneumonia e morte.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

10/06/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar