Em Nova Iguaçu, limpeza e plantio de árvores na Serra do Vulcão encerra Semana Lixo Zero - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quinta-feira, outubro 28, 2021

Em Nova Iguaçu, limpeza e plantio de árvores na Serra do Vulcão encerra Semana Lixo Zero


O encerramento da Semana Lixo Zero será neste sábado, a partir das 8h, com uma ação de limpeza e plantio de árvores na Serra do Vulcão, no Parque Natural Municipal. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto EAE realiza a atividade que vai reunir cidadãos e especialistas nessa conexão prática com a consciência ambiental. O ponto de encontro é no posto Shell em frente à Unig, no bairro da Luz.

“A palavra-chave é educar. Essas informações e ações da iniciativa Lixo Zero levam conhecimento ambiental para todos. O que nós estamos plantando hoje vamos colher nas próximas décadas”, afirmou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

As atividades Lixo Zero Nova Iguaçu reuniram especialistas e sociedade nas últimas terça e quarta-feiras, no Patronato, no Centro de Nova Iguaçu para mostrar como o cidadão e o poder público podem e devem melhorar a qualidade de vida e do ambiente reduzindo a produção de lixo e mostrando como corretamente encaminhar e reciclar resíduos descartados. Foram realizadas palestras, oficinas e feiras sustentáveis de alimentos orgânicos, artesanato, produtos de higiene, brechós, doação de livros e plantas e ecoturismo. A Empresa Municipal de Limpeza Urbana, Emlurb, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social se juntaram ao evento Lixo Zero com instituições como a Coop Carmo e o Instituto EAE.

“Criei uma peça decorativa a partir de uma latinha de batata frita. Decorei com uma decoupagem a partir de filtro de papel de café que viraria lixo e se transformou em arte. Para criar minhas peças reaproveito todo o tipo de material desde garrafas até potes de geleia. Utilizo linha natural, sem tingimento, para criar minhas peças inclusive as ecopads laváveis e tão importantes na limpeza da pele e evitando o algodão industrializado”, destacou a artesã Ana Maria Rodrigues Alves, de 56 anos, moradora do bairro da Prata. Depois de trabalhar como administradora de empresa, ela empreendeu no artesanato sustentável criando peças em macramê e tapeçaria, na loja de artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping. Ela comercializou suas artes a partir de material reciclado na feira do evento.

A Fenig é uma fundação da Prefeitura de Nova Iguaçu, criada em 1976, que fomenta ações educacionais e culturais com foco no desenvolvimento humano, social e econômico e geração de trabalho e renda. Entre as realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu estão o Programa Municipal de Artesanato, o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, além de eventos durante o ano todo nas áreas culturais e educacionais como as ações Livros para Voar e Matemática na Praça.

O Instituto Lixo Zero Brasil foi fundado em 2010. Ele representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages