Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Ação na Casa da Mulher de Japeri oferece testes rápidos

terça-feira, julho 19, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Na manhã desta terça-feira (19) foi realizada mais uma ação do Julho Amarelo em Japeri, desta vez na Casa da Mulher. A ação contou com testes rápidos para detecção de hepatites B e C, HIV e sífilis, exame citopatológico (preventivo) e orientações sobre as doenças. No total foram feitos 60 testes rápidos, além dos demais atendimentos normais da unidade.

Relação sexual desprotegida, sangue contaminado por meio de seringa, agulha, alicate, lixa de unha e aparelho de barbear são algumas formas de transmitir as hepatites.

A enfermeira da unidade, Patrícia Vaz, conta que promover ações de conscientização colabora para a prevenção das doenças. “Muitas pessoas passam por aqui e não sabem que o alicate de unhas pode se transformar em um canal de transmissão de diversas doenças como a hepatite B e até mesmo do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os eventos são uma oportunidade para conversar com a população sobre a necessidade de cuidados”, diz.

Ela conta que em caso de testes positivos, o tratamento pode ser feito no Centro de Especialidade de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), com médico infectologista e equipe multidisciplinar. O processo que possibilita a eliminação da hepatite C tem duração de três meses, podendo ser feito integralmente pelo SUS. Ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina está disponível para toda população.

Como prevenir e se vacinar contra hepatites

Para ser vacinado, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima e apresentar documento com foto e caderneta de vacinação (para as crianças é obrigatório). A imunização contra a Hepatite B é aplicada no Brasil em bebês e reaplicada ao longo da vida. Adolescentes de 10 a 19 anos podem ser vacinados, além de adultos de 20 a 59 anos, idosos e gestantes.

O que é o Julho Amarelo?

A campanha tem o objetivo de reforçar as ações de conscientização e combate às hepatites virais. No município estão sendo realizados diversos eventos que levam a exames e rodas de conversas sobre as formas de prevenção às doenças, vacinação e busca do diagnóstico precoce e tratamento para a hepatite C.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. É comum que pela falta de diagnóstico e tratamento, as inflamações frequentemente se tornam crônicas – provocando fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer no fígado. Os próximos eventos do Julho Amarelo acontecem no dia 28 nas Unidades da Família Guandu e Vila Central; e na Unidade Básica de Saúde do Parque Marabá, dia 29.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar