Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

'Caveirão-ambulância' chega no RJ para atuar no resgate em operações da Polícia Militar

quinta-feira, dezembro 29, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Equipes de resgate da Polícia Militar passam a atuar pela primeira vez no país com ambulâncias blindadas

Duas ambulâncias blindadas passam a fazer parte da frota do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Com configuração inédita no país e no mundo em operações policiais em áreas urbanas conflagradas, as novas ambulâncias são equipadas internamente com os mesmos recursos de uma UTI móvel e externamente com a blindagem dos veículos de transporte de tropa.

- A nossa equipe especializada do GESAR já está pronta para atuar em apoio à tropa. Estamos agora aptos a prestar o primeiro socorro ao nosso policial no local do evento, em tempo praticamente zero.

O atendimento rápido e adequado reduzirá muito o índice de letalidade e de lesões graves em nossa tropa - explicou o Secretário da SEPM, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ao apresentar os dois novos veículos no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).

Olhando por dentro, as ambulâncias são semelhantes às UTIs móveis utilizadas em resgates de acidentados ou em casos de mal súbito grave. Possuem espaço amplo e todos os itens necessários para um atendimento de emergência de última geração.

Externamente, têm configuração semelhante aos veículos blindados de transporte de tropa que passaram a ser utilizados este ano pela Polícia Militar. São capazes de suportar impactos produzidos por armas de fogo de grosso calibre e de explosivos utilizados por criminosos.

- Essas duas ambulâncias chegam para reforçar a segurança da tropa e contribuir para a redução da vitimização de policiais - afirma o secretário da SEPM, coronel Henrique. Ele lembra que recentemente a Corporação adquiriu 513 viaturas semiblindadas - a maior parte já entregue -, 20 mil coletes balísticos e quase 1.500 capacetes.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar