Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Você sabe o que é neofobia alimentar, um medo que acomete principalmente crianças?

terça-feira, março 14, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Sabe quando a criança diz que não quer comer algo porque não parece bom ou quando alguém diz que não come algo por conta da textura? Isso se chama neofobia alimentar e é super comum. Neofobia é um termo usado para descrever um medo irracional ou aversão a coisas e experiências novas. É frequentemente observada em crianças, que podem hesitar em experimentar novos alimentos ou atividades, mas também pode ocorrer em adultos. A diretora de suporte médico do Emagrecentro, Dra. Sylvia Ramuth, explica quando é preciso ficar atento e como fazer a introdução aos poucos.

"A neofobia alimentar é um comportamento prevalente na infância por ser um período de descobertas táteis, gustativas e olfativas em que há a formação dos hábitos alimentares, que ocorre na faixa etária de dois a cinco anos e a sua presença a longo prazo pode levar a restrição a ingestão de nutrientes necessários para a manutenção da homeostase corporal", comenta. “Nessa direção, a identificação precoce da neofobia alimentar permite que haja uma intervenção adequada, evitando mais danos à saúde da criança, uma vez que esse comportamento a longo prazo pode afetar o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.”, complementa Dra Sylvia.

A superação da neofobia alimentar pode ser alcançada por meio da terapia de exposição. “Funciona introduzindo gradualmente novas experiências em um ambiente seguro e controlado, focando em uma alimentação saudável, alegre, criativa, divertida, afetiva e prazerosa", finaliza a especialista do Emagrecentro.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar